segunda-feira, 30 de maio de 2011

Como administrar seu tempo??

Não se cobre! Dicas para aprender a administrar seu tempo...

"Parece que ultimamente não consigo entregar os trabalhos na data certa! Às vezes sinto que tenho muito tempo para realizar um projeto para a escola, e de repente já está na hora de entregar e acabo fazendo de qualquer jeito. Apesar de me esforçar, nunca tenho tempo suficiente para finalizar uma tarefa a tempo”, revela Verônica Martins, 19 anos.
“Comentei esta sensação com algumas amigas que também sofrem do mesmo “distúrbio” e cada uma foi me dando sugestões diferentes. Todas são vorazes como eu e querem fazer tudo: entregar as lições de casa, ficar com o namorado, estudar para a prova, fazer a unha, ir ao cinema com os amigos, etc, etc. Às vezes o que acontece é que não consigo fazer nenhuma das coisas que me propôs realizar, me enrolo, e ao final do dia tenho uma sensação de frustração”, afirma a estudante
A psicóloga Maria Cristina Capobianco dá algumas dicas para administrar o tempo e organizar a agenda. Os americanos chamam de “time management” e muitas vezes da certo.


1-Faça uma lista de tudo que você precisa fazer todos os dias. Não dependa somente da sua memória. Priorize o que é mais importante para você! Coloque as coisas que são mais necessárias ou urgentes no topo para fazê-las primeiro. Eu gosto de colocar as que me irritam mais no topo, para poder esquece-las depois.





2-Administrar melhor seu tempo, não quer dizer fazer “um monte de coisas” e ficar esgotado no final do dia! Significa saber escolher o que é mais produtivo, mais interessante ou o que realmente importa, e concentrar-se nas escolhas



3-Planeje sua semana e as atividades que você pretende realizar, mesmo que esta tarefa ocupe certo tempo ela pode ajudá-lo a render mais.





4- Aprenda a dizer não. Muitas vezes, aceitamos compromissos que nos sobrecarregam por receio de desagradar os amigos. É importante dizer não a solicitações que são menos prioritárias.


5-Acerte o melhor horário de estudo/trabalho. Veja em qual horário você tem um desempenho melhor, algumas pessoas funcionam de manhã, mas outras somente a tarde ou a noite. Você vai trabalhar de forma mais eficiente se você descobrir quando você faz o seu melhor trabalho. Por exemplo, se o cérebro lida com matemática melhor na parte da tarde, não espere para fazê-lo até tarde da noite.




6. Se tiver que estudar para uma prova, não deixe tudo para a última hora. Reveja suas notas a cada dia. Se você reforçar o que aprendeu na escola todos os dias, precisará de menos tempo para reter a matéria. Você também vai estar pronto se o professor chamar você, ou dá um questionário surpresa.

7-Durma bem. Quando você não dorme bem, sente mais dificuldade para aprender e conseqüentemente se sentirá mais facilmente sobrecarregado e estressado.




8- Comunique sua programação para os outros. Se seus amigos não param de te ligar e acabam te distraindo, avise-os sobre suas tarefas, assim você e eles terão consciência dos seus horários.



9-Calcule seu tempo.  Calcule quanto tempo livre você tem a cada semana. O tempo livre começará a ser recompensador, já que todas as suas tarefas foram desempenhadas.





10- Não seja um perfeccionista. Algumas tarefas não exigem tanto esforço quanto outras, por exemplo, as vezes uma mensagem de email curta ou SMS pode ser mais produtivo do que tentar conversar com a pessoa, achá-la na hora certa, etc.


11-Não faça tarefas que são dos outros. Às vezes, não percebemos que assumimos atividades para agradar uns e outros, mas isto nos rouba de tempo que nos é muito caro. Discrimine e reflita sobre as tarefas antes de fazê-las, para saber se cabem a você.


12. Fique alerta com tarefas que podem desviá-lo das prioritárias. Às vezes dedicamos muito tempo a arrumar alguma gaveta, ou manter em ordem algum armário evitando o confronto com alguma mais atividade mais desafiadora.
 13-Estabeleça metas e revise-as e os passos que deu para tentar atingi-las.
 Cada pessoa é única e é importante que você apreenda a se conhecer e saber quais as suas características e identificar seu potencial e necessidades. Estas sugestões não pretendem ser  regras universais para todos, somente dicas que possam talvez ajudá-lo a melhorar sua forma de administrar o tempo.



Boa sorte e conte-nos se deu certo!
Fonte- Psicóloga Maria Cristina Capobianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário