Você certamente deve ter aprendido na escola que rio é um grande curso de água natural, quase sempre oriunda das montanhas, que deságua em outro curso d'água, num lago ou no mar. Até aí, tudo bem. Mas provavelmente você já teve a curiosidade de saber quais são os rios mais extensos do mundo. Na lista que preparamos a seguir, você confere os 10 mais longos já catalogados pelo homem - todos com mais de 4 mil km de comprimento. Desses, seis ficam na Ásia, dois na África, um na América do Norte e outro na América do Sul.
Comprimento: 4.400 km
Países que banha: Rússia
O rio Lena nasce no sul do Planalto Central Siberiano, a 1640 metros de altitude e tem como principais afluentes os rios Vitim e Aldan. Com 4.400 quilômetros de extensão, o Lena configura-se como o 10º rio mais extenso do mundo e o 9º maior em termos de bacia hidrográfica.
Comprimento: 4.444 km
Países que banha: Rússia e China
Com apenas 4 quilômetros a mais que o rio Lena, o rio Amur, localizado entre a Rússia e a China, intercalando também a região da Manchúria, é tido como o 9º mais longo do mundo. É interessante ressaltar que parte do fluxo de água que integra o Amun advém do rio Argun (1620 km), que banha as fronteiras dos dois países.
Comprimento: 4.700 km
Países que banha: República do Congo, República Democrática do Congo e Angola
O rio Congo, também conhecido como Zaire, é o maior da África Central e o segundo maior da África, perdendo apenas para o Nilo, com uma extensão total de 4.700 km. Foi descoberto pelo navegador português Diogo Cão, em 1483, e possui a 2ª maior bacia hidrográfica do planeta.
Comprimento: 5.410 km
Países que banha: Rússia, China, Casaquistão e Mongólia
O sistema formado pelos rios Ob (que nasce na Rússia) e Irtysh (que nasce na China) chega ao comprimento de 5.410 quilômetros e se configura como o 7º maior curso de água doce do mundo.
Comprimento: 5.464 km
Países que banha: China
O segundo maior rio da China é também o sexto maior rio do mundo, com 5.464 quilômetros de comprimento. O rio amarelo, também conhecido como Huang He e Huang Ho, tem grande importância para a economia chinesa, não só pela sua navegabilidade, mas também devido à fertilidade das terras que o circundeia, usadas para o plantio, principalmente de arroz.
Comprimento: 5.539 km
Países que banha: Mongólia e Rússia
O rio Yenissei é um dos principais rios asiáticos, que, juntamente com os rios Angara e Selenga, formam o 5º maior sistema fluvial do planeta. O Yenissei deságua no Oceano Ártico e é utilizado para gerar energia elétrica durante os meses do ano em que não está congelado (novembro a maio).
Comprimento: 6.275 km
Países que banha: Estados Unidos e Canadá
O rio Mississippi é o segundo rio mais longo dos EUA e tem um curso total de 3.730 km, que, somados aos 3.767 km do rio Missouri (o maior rio em território norte-americano) formam a 4ª maior extensão de água doce do mundo. Juntos os dois rios possuem 6.275 km de extensão e formam a maior bacia hidrográfica da América do Norte.
Comprimento: 6.300 km
Países que banha: China
O Yangtze, também conhecido como Chang Jiang, é o maior rio da Ásia e irriga as terras mais férteis de toda a China. Este rio possui uma importância primordial para o país, não só em termos culturais, mas também em econômicos, já que é nele onde se encontra a maior usina hidrelétrica do mundo, a Hidrelétrica de Três Gargantas.
Comprimento: 6.852 km
Países que banha: Burundi, Egito, Eritreia, Etiópia, Quênia, República Democrática do Congo, Ruanda, Sudão, Tanzânia e Uganda
O rio Nilo, o maior da África, era considerado, até bem pouco tempo atrás, o maior rio do mundo, título que perdeu graças aos estudos de pesquisadores sul-americanos. Do alto de seus 6.852 quilômetros de extensão, o Nilo pode ter perdido o título de maior rio do mundo, mas nunca irá perder o de "berço da civilização humana".
Comprimento: 6.992 km
Países que banha: Peru, Colômbia e Brasil
O rio Amazonas herdou do Nilo o título de maior rio do mundo em 2008, após uma série de pesquisas que vinham sendo feitas desde fins da década de 1980. O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) concluiu que o rio Amazonas é exatamente 140 km mais extenso do que o rio africano em questão. Antes dos fins das pesquisas, o rio Nilo era tido como o maior rio em extensão e o Amazonas em volume de água. Hoje já se sabe que o Amazonas é maior em ambos os aspectos.
Fonte: os10maiores.blogspot
Nenhum comentário:
Postar um comentário