Milhares de pessoas se conectam à internet todos os dias e quase sempre acessam os mesmos sites. Uma das ferramentas mais populares de aferição de visitas a endereços na internet divulga, a cada cinco minutos, um boletim atualizado sobre os sites mais visitados em todo o mundo: trata-se de alexa.com, um serviço da Amazon. É importante salientar que os números não são 100% precisos, já que são obtidos através de amostragem, mas dá para se ter uma ideia da popularidade de um site. Eis o ranking dos 10 mais acessados:
Você talvez nunca tenha ouvido falar deste site, mas o QQ, que possui como mascote esse simpático pinguinzinho aqui da foto ao lado, é o programa de mensagem instantânea mais popular da China. O QQ funciona como o MSN: você baixa um aplicativo que deve ser instalado em seu computador, depois é só adicionar os contatos e falar a vontade (desde que online, claro). O QQ foi desenvolvido pela empresa Tencent Holdings Limited, em 1999. O programa surgiu como uma cópia descarada do ICQ, e é conhecido até hoje por continuar copiando a interface de outros comunicadores instantâneos, como o próprio MSN e o Skype. O QQ é operacionalizado pelo Windows, Linux e MacIntosh e é gratuito. Estima-se que 856 milhões e 200 mil pessoas façam uso do QQ não só na China, mas em outros países como a África do Sul.
09. msn.com
Que o Microsoft Service Network é o nome oficial do MSN, o portal de notícias e serviços da empresa de Bill Gates, nem todo mundo sabe. O que todo mundo já tá careca de saber é que a alma do MSN - o MSN Messenger - não é apenas o mais bem sucedido programa de mensagens da internet: MSN virou designação genérica desse tipo de programa de comunicação, que desde 1999 só faz ganhar mais e mais seguidores. Inicialmente, o MSN não passava de um plágio descarado do ICQ. Só em 2001, graças a uma campanha publicitária agressiva é que o site se popularizou de vez, tornando-se o segundo dite mais popular dos Estados Unidos.
Pode-se dizer que o serviço de blog do Google é o mais popular de todo o mundo, já que o seu rival direto, o Wordpress, ocupa uma longínqua 17ª posição entre os sites mais acessados na internet. O Blogger surgiu em 1999, sendo desenvolvido pela Pyra Labs. Inicialmente, o serviço de blog era pago, mas, com a compra feita pelo Google, em 2003, o site tornou-se gratuito. É válido salientar ainda que o Blogger foi o grande responsável por popularizar esse novo formato de mídia em todo o mundo. E o nosso blog agradece.
07. baidu.com
Se você nunca ouviu falar do Baidu, não entre em pânico: a gente explica para você. O Baidu é o site de busca mais utilizado na China e o terceiro buscador mais acessado no mundo. Nesse país oriental, o Baidu simplesmente deixa sites de busca como o Google e o Yahoo! no chinelo. É interessante notar ainda que o Baidu também possui uma enciclopédia eletrônica no formato da Wikipedia, que é mais acessada, inclusive, do que a própria em todas as versões existentes, de todas as línguas, exceto a versão em língua inglesa. Existem uma única filial do Baidu fora da China, que se encontra no Japão.
06. wikipedia.org
A mais célebre enciclopédia online é um projeto de Jimmy Wales, presidente da Wikimedia Fundation, e de Larry Sanger, editor-chefe da Nupedia, antigo projeto de ambos, hoje abandonado. O objetivo de criação da Wikipedia, segundo Wales e Sanger foi o de fornecer conhecimento de forma gratuita a todas as pessoas do mundo. Hoje, a Wikipedia, "a enciclopédia livre", é amada e odiada na mesma proporção, já que como seu conteúdo pode ser alterado a qualquer momento de qualquer parte do globo, ela não é tida como uma fonte segura de informação.
05. live.com
Messenger, Hotmail, SkyDrive, Bing... Unir vários serviços em uma única plataforma tem rendido bons resultados para a Microsoft, inclusive o quinto lugar do nosso post. O live.com já está entre os endereços mais acessados da web. No EUA, já responde por 14% dos acessos, sendo o oitavo endereço eletrônico mais popular por lá. Aqui no Brasil, já é o quarto mais acessado, respondendo por 6,6% do tráfego na web nacional (atrás apenas do google.com).
Um dos precursores da internet ainda se mantém firme e forte entre os mais acessados da web. Estamos falando do Yahoo, famoso não só por oferecer um portal de entretenimento, mas principalmente pelo seu serviço de e-mail. Atualmente, o site ocupa a quarta posição entre os mais populares da internet, com 33,1% do tráfego somente nos EUA. Já aqui no Brasil, o yahoo.com aparece no décimo lugar, com 2,4%.
03. youtube.com
O maior site de compartilhamento de vídeos da web acaba de completar cinco anos de existência. Nesse tempo, o YouTube cresceu, ganhou um número impressionante de seguidores e hoje contabiliza 2 bilhões de visualizações diárias (quase o dobro da audiência das três maiores redes de TV dos Estados Unidos somadas no horário nobre), alcançando o terceiro lugar entre os sites mais acessados da internet. Nos EUA, é o quarto mais popular, com 22,7% do tráfego, enquanto que no Brasil o Youtube.com aparece na quinta posição (com 3,6%).
Considerado a maior rede social do mundo, o Facebook vem crescendo cada vez mais na web.
Hoje, já ocupa a segunda posição no número de acessos da internet mundial. Nos EUA, por exemplo, vez ou outra lidera o ranking dos sites mais acessados (hoje está na segunda posição, com 28,4% do tráfego). Em março, um relatório da consultoria Hitwise mostrou que a rede social cresceu 185% em número de visitas. Aqui no Brasil, no entanto, o Facebook.com nem sequer aparece entre os 10 mais acessados. O site ainda perde feio em audiência para o popular Orkut, que ocupa a segunda posição entre os preferidos dos brasileiros.
01. google.com
O primeiro lugar do nosso post fica, indiscutivelmente, com o maior site de buscas da internet. No ar há mais de 10 anos, o google.com é o líder absoluto de acessos na web em todo o mundo. Nos EUA, detém impressionantes 35,9% do tráfego na rede. Já aqui no Brasil, a versão americana do site de buscas está na terceira posição dos mais acessados, com 3,2% do tráfego. O resultado é semelhante na Índia (segunda posição, com 8,8%), China (oitava posição, com 3,6%), Alemanha (segunda posição, com 3,5%) e Reino Unido (terceira posição, com 3,2% do tráfego). Agora você entende quando alguém fala que o Google dominará o mundo...
Fonte: os10maiores.blogspot
Nenhum comentário:
Postar um comentário